terça-feira, 3 de julho de 2012

Um Laboratório de EaD com Acessibilidade


  A sociedade brasileira é composta pela diversidade étnica e cultural de diferentes grupos com desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais, em que os determinantes de classe social, raça e gênero atuam de forma marcante. Entre os excluídos, estudos chamam a atenção para a parcela da sociedade constituída por pessoas com necessidades  especiais. A Educação a Distância (EAD) vem se traduzindo como uma tendência de aprendizado eficiente na dinâmica atual de negócios, marcada pela busca por conhecimento aplicado e ao mesmo tempo pela necessidade de redução de custos e maior flexibilidade e interação nos processos de aprendizagem.
O Instituto Benjamin Constant, órgão do Ministério da Educação especializado em educação para portadores de deficiência visual, através do seu Laboratório de Educação a Distância oferece à população, independentemente de suas diferenças, um ambiente virtual de aprendizagem com acessibilidade, o que possibilita capacitação profissional com mais economia, rapidez e, ainda, com a vantagem de escolher o melhor horário para realização das atividades.
Acredita-se que projetos, que se utilizam da EAD associados às Tecnologias de Informação e Comunicação, possam oferecer relevantes contribuições à educação nacional.

Bibliografia:
 Disponível em: http://www.ibge.gov.br/censo. Acessado em agosto de 2006.
 Disponível em: http://www.adeva.org.br/fiquepordentro/elearning.htm. Acessado em agosto de 2006.
 Disponível em http://ftp.mct.gov.br/temas/info/Imprensa/Noticias_5/Internet_5.htm. Acessado em  setembro de 2006
MONTEZI, Marlene  Blois - Consultora da Unicarioca/Univir - Doutora em comunicação Social- Tv e Rádio
 AZEREDO,  Fátima Melca  - Coordenadora do Laboratório de Educação à Distância  do Instituto Benjamin Constant  - Mestre em Educação pela UFRJ 


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