A sociedade
brasileira é composta pela diversidade étnica e cultural de diferentes grupos
com desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais, em que os
determinantes de classe social, raça e gênero atuam de forma marcante. Entre os
excluídos, estudos chamam a atenção para a parcela da sociedade constituída por
pessoas com necessidades especiais. A
Educação a Distância (EAD) vem se traduzindo como uma tendência de aprendizado
eficiente na dinâmica atual de negócios, marcada pela busca por conhecimento
aplicado e ao mesmo tempo pela necessidade de redução de custos e maior
flexibilidade e interação nos processos de aprendizagem.
O Instituto Benjamin Constant, órgão do Ministério da
Educação especializado em educação para portadores de deficiência visual,
através do seu Laboratório de Educação a Distância oferece à população,
independentemente de suas diferenças, um ambiente virtual de aprendizagem com
acessibilidade, o que possibilita capacitação profissional com mais economia,
rapidez e, ainda, com a vantagem de escolher o melhor horário para realização
das atividades.
Acredita-se que projetos, que se utilizam da EAD associados
às Tecnologias de Informação e Comunicação, possam oferecer relevantes
contribuições à educação nacional.
Bibliografia:
Disponível
em: http://www.ibge.gov.br/censo. Acessado em agosto de 2006.
Disponível
em: http://www.adeva.org.br/fiquepordentro/elearning.htm. Acessado em agosto de
2006.
Disponível
em http://ftp.mct.gov.br/temas/info/Imprensa/Noticias_5/Internet_5.htm.
Acessado em setembro de 2006
MONTEZI, Marlene
Blois - Consultora da Unicarioca/Univir - Doutora em comunicação Social- Tv e Rádio
AZEREDO,
Fátima Melca - Coordenadora do Laboratório de Educação à Distância
do Instituto Benjamin Constant - Mestre em Educação pela UFRJ
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