quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alguns Requisitos de Interface de Software Educacional para a Educação Especial

Alternativas de Interface
Interface X Deficiência Motora Com ou Sem Dificuldade de Fala
Através da análise de algum software para portadores de deficiência motora, pode se observar que muitos utilizaram o mecanismo de varredura das opções com predição de palavras e ajudas técnicas como, principalmente, pulsadores e apontadores obtendo resultados positivos. Por outro lado, pode-se, também, encontrar na descrição de outros o uso de pequenos ícones onde a pessoa deveria interagir com estes. Ora, fazendo um paralelo com as características do público-alvo, pode-se afirmar que este não é o tipo ideal de interface uma vez que estes usuários não possuem uma boa motricidade e, consequentemente, esta interação acarretará mais obstáculos ainda na utilização do referido software.
Interface X Deficiência visual
Até algum tempo atrás o que se tinha eram somente placas de som estrangeiras fazendo, deste modo, com que as pronúncias tivessem sotaque. Hoje, já podemos encontrar software que utilizam placas brasileiras.
Outros softwares mais sofisticados utilizam o recurso de som tridimensional, mas para pessoas com perda parcial da visão pode-se utilizar recursos simples como um aumento do tamanho das informações na tela. Na Internet já podemos encontrar sites que utilizam este recurso.

Interface X Deficiência auditiva
Infelizmente, ainda se pode encontrar diversos software voltados para surdos que fazem uso de som com a justificativa de utilização de recursos multimídia. Ora a utilização deste recurso faz sentido para pessoas com restos auditivos e assim mesmo este deve ser em alto volume e de boa qualidade. Som do tipo aplausos ebibs devem ser evitados.
Ainda com relação à transmissão de informações pode-se encontrar software com texto utilizando gírias, metáforas, expressões pouco utilizadas, até mesmo para ouvintes e textos longos. Sabendo que a língua de sinais é a língua materna do surdo e a língua, por exemplo, portuguesa a segunda, deve-se ter cuidado na manipulação desta última. O ideal seria a utilização conjunta da língua dos surdos com a dos ouvintes.

Interface X Deficiência Mental
Através da pesquisa sobre a utilização de informática para/por deficientes mentais pode-se observar que esta se faz por meio de ambientes abertos do tipo do Logo por permitirem uma livre interação, interface acessível e grandes possibilidades de análise das interações.

Interface X Superdotados
Superdotados ou talentosos são crianças que aprendem com facilidade, tem boa memória e possuem um rico vocabulário. Em contrapartida, são desatentos e inquietos.
Devido a estas e outras características, os software para estes usuários devem utilizar recursos de multimídia para prender a atenção do usuário, hipertexto para estimular a  curiosidade, permitir apresentação de
informações na forma não-sequencial e propiciar uma maior interação.

Bibliografia:
 AZEVEDO, L.; PONTE, M.N. Programa FoCA - Formas para Comunicação
Alternativa. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE
INFORMÁTICA EDUCATIVA, 1., 1992,  Santo Domingo.
Memorias... Santo Domingo: [s.n.], 1992.  p.76.
[AZEVEDO, L.; PONTE, M.N.  Sistemas Aumentativos de Comunicação e
Ajudas Técnicas:  a integração da tecnologia nas actividades
pedagógicas. Quito: Escuela Politecnica Nacional, 1993. Curso
proferido no  ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE
INFORMÁTICA Y SUS APLICACIONES.
DIEGOLI, S.; KOCHHANN Jr., W.; DE LUCCA, J.E. Sistema Multimídia
de Apoio ao Portador de Deficiência Auditiva. In:  SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE, 5.,
1994, Porto Alegre. Anais.... Porto Alegre: SBC, 1994.

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